11:30
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 1 – CAPTAÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
Métodos avançados para análise de Alto-Falantes e caixas acústicas
A equipe irá abordar a história e evolução dos métodos de medir alto falantes.
15:30
Entendendo o Mercado da música clássica
Nesta mesa traremos como debatedores alguns dos mais importantes players da música clássica no Brasil. Entender este mercado e acompanha-lo mais de perto é fundamental para o desenvolvimento da indústria da música em todo o território nacional. Orquestras profissionais, projetos sociais, salas de espetáculo, teatros e a única revista especializada neste mercado. Estaremos todos juntos para tentar dar um panorama de como funcionamos e das imensas oportunidades que ainda existem no Brasil para o crescimento desse mercado.
Formada em Comércio Exterior e pianista, Flávia Furtado une as duas áreas desenvolvendo projetos de ópera, dança e música e a economia criativa. Em 2020 foi uma das finalistas do prêmio Classical Next Innovation Award, na Holanda pelo trabalho que vem desenvolvendo no setor da música no Brasil.
17:30
Direitos autorais na prática
Explanação sobre o que são direitos autorais, arrecadadoras, quais registros precisam ser feitos e como recolher receita obtida execução pública.
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
19:00
Áudio por IP, o que é?
Áudio por IP pela internet enviar 64 canais de áudio.
Engenheiro de som
Trabalho como engenheiro de som para show, estudio de gravação e televisão.
Atuei em diversos tipos de show nacionais como Charlie Brown Jr, Racionais, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados, Erasmo Carlos, entre outros grandes artistas.
Rafael Souza
Engenheiro de som
19:00
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
19:30
Dos Independentes aos Profissionais da Música: GRV 21 anos, a companhia musical que te escuta
Um panorama dos últimos 21 anos de modelo e atuação da boutique global de música, media & Entretenimento, a GRV, onde apresento, de Brasília para o mundo, serviços e empreendimentos de colaboração e estruturação para o desenvolvimento, intercâmbio e geração de oportunidades e negócios do setor da música e audiovisual, onde se destacam as três edições da Feira da Música Independente Internacional de Brasília e as 5 edições do Prêmio Profissionais da Música.
Músico desde 1985, começou a trabalhar como produtor cultural na década de 90. Em abril de 2000, fundou a GRV Música, Media & Entretenimento [www.grv.art.br], uma boutique global de música, media e entretenimento voltada para a convergência a partir de criações e produções artísticas e executivas na área da música e imagem.
Da criação à comercialização, a GRV atua em 360º, com elaboração, captação, gestão e prestação de contas de projetos culturais; serviços de edição, clearance, compartilhamento físico e digital de música e audiovisual, distribuição digital, sincronização; assessoria de comunicação e marketing digital além de curadorias artísticas para clientes corporativos, privados e institucionais,
Como agente criador e executor de feiras, oficinas, seminários, rodadas de negócios com direcionamento nacional e internacional, destaque para os seguintes empreendimentos na área da música:
. Prêmio Profissionais da Música [2015 – 2019] | www.ppm.art.br
. Feira da Música Independente Internacional de Brasília – FMI [2005 a 2007] | [www.fmi.com.br]
. Curto Circuito Independente [ 2019, 2018 e 2008]
. Festival Universitário de Música [2007]
. Festival Caça Bandas [2006 | 2011 | 2012]
. Festival Rolla Pedra – série rock´n roll vol I [2004]
Academicamente, formou-se em Tecnologia de Processamento de Dados, especializou-se em Gestão de Projetos na área do Entretenimento [ FGV/RJ : 2012] e pós graduou-se na FGV/DF no MBA em Marketing com ênfase no ambiente digital [ FGV/DF: 2018].
Além disso, palestrou, participou e representou a música criada e produzida em Brasília no Brasil em mais de 50 feiras internacionais desde 2005; em especial com o MIDEM (França), com quem mantém, através do Prêmio Profissionais da Música, uma parceria bilateral, desde 2016, sob o título “Sponsor & Promotion”.
20:00
A música independente no nordeste contemporâneo
Roda de conversa a respeito das manifestações da música independente no nordeste de 2020.
Cantor, compositor, produtor cultural, consultor em gestão cultural e pesquisador.
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
21:00
Assessoria de imprensa na cena rock e metal. Como engajar o público através das novas mídias
O cenário está cada vez mais concorrido, vimos surgir diversas bandas e assessorias de imprensa dentro do rock e metal. Para conseguir um maior destaque, quais estratégias esses profissionais deve adotar para maior aproveitamento das novas mídias?
Diretora da Reverbera Music Media
Jornalista e fotógrafa, trabalha há 5 anos com comunicação e escreve para sites como Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, Os Garotos de Liverpool e é editora-executiva no site Headbangers News.
Em 2020 criou a Reverbera Music Media, uma Agência de Comunicação que tem como clientes a earMUSIC Brasil, RTR RECORDS, e diversas bandas que estão em constante crescimento no mercado nacional e internacional.
Jéssica Mar
Diretora da Reverbera Music Media
21:30
O processo criativo na produção musical
Debate sobre o processo criativo nas produções musicais. Observando os pontos de vistas e as experiências dos variados setores para ingressar no mercado musical.
Ed Araujo: SEO do Instituto Ed Araujo, produtor musical, tecladista, educador.
10:00
A viola em Protugal
Palestra e debate sobre a realidade actual das violas em Portugal, com especial incidência na Viola da Terra: contexto histórico e novas abordagens.
Bruno Bettencourt é natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, Portugal. Integrou diversos grupos musicais desde tenra idade. É membro do grupo Myrica Faya, onde trabalha e divulga a música açoriana e a Viola da Terra Terceirense, com novas sonoridades, através de concertos realizados em Portugal e outros países europeus, Estados Unidos da América e Canadá. A solo, participa em eventos específicos de divulgação e promoção da Viola Terceirense.
12:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 2 – EDIÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Dicas de Home Estúdio
Quais equipamentos são realmente necessários para ter um home estúdio?
Engenheiro de som
Trabalho como engenheiro de som para show, estudio de gravação e televisão.
Atuei em diversos tipos de show nacionais como Charlie Brown Jr, Racionais, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados, Erasmo Carlos, entre outros grandes artistas.
Rafael Souza
Engenheiro de som
16:30
6 Grooves fáceis com músicas para tocar
Um workshop onde irei te ensinar 6 Grooves e para cada um deles você irá tocar uma música.
Sou Músico profissional há 15 anos. Hoje sou Educador e Coordenador no “Instituto de Bateria Bateras Beat Alphaville”, também me apresento com a banda Classical Queen (Queen Cover) por todo o Brasil. Tenho um curso on-line de bateria para iniciantes. Site do Curso: www.anddrums.com.br
16:30
Bateria em produção
Visão para bateristas que querem atuar no mercado profissional, principalmente estúdios de gravação.
Alex Curi é músico, produtor musical, diretor de vídeos e baterista das bandas Bacamarte, Sequaz e Organic Reaction.
17:00
Cenário atual da música baiana
Debate sobre atual situação do cenário baiano de música e sugestões para ações pós pandemia.
Formado em Adm, Pós em MKT e Produtor Cultural com conhecimento na parte artistica, tecnica, executiva, comercial, mkt, gestão de pessoas e gestão financeira.
18:00
A viola caipira e seus posicionamentos de mercado
Um Workshop e concerto, mas com reflexões sobre o posicionamento do violeiro diante das caixinhas impostas… música caipira, música instrumental, canção, música clássica, MPB.
Com seu primeiro álbum solo, “Do Barroco às Barrancas do Rio”, Bruno Sanches foi listado entre os melhores instrumentistas de 2019 pelo site “Melhores da Música Brasileira” e circulou em espaços musicais de grande relevância, como: Festival de Campos do Jordão, Festival Música Nova, Circuito SESI de Música Erudita, Programa Sr. Brasil, Rádio Cultura, Rádio USP e SESCs. Conquistou o 2° lugar no Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira em 2016, o Prêmio MIMO Instrumental em 2018 e o 3° lugar no Concurso de Viola Caipira Revelando SP em 2020. Em 2021 participará de uma das maiores feiras da música clássica mundial, a Classical:NEXT (Holanda), com um showcase.
19:00
Gigs de intercâmbio para artistas independentes
Painel de discussão sobre procedimentos e dicas de como construir uma agenda de shows fora de sua cidade, Estado e país. Com participação de Bono da Costa (Manager de Madrid-ES), Cacau Ras (Gestor Público Cultural em São Paulo-BR) e Carmen Barahonam (Tour Manager em Chile). Mediação por Digaø (Produtor em Santos-BR).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
19:00
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
20:00
Ações e redes colaborativas no mercado musical brasileiro
Debate a respeito das redes colaborativas formados por músicos e profissionais ligados à atividade cultural em nosso país, especialmente durante a pandemia. Mudanças, conquistas e aprendizados que impactaram empregos, carreiras, projetos e as formas de se viver de música.
Produtor, compositor, cantor, multi-instrumentista, professor e podcaster. Fundador do selo Pro3000 Multimeios, diretor na Academia Livre de Violão e locutor na Rádio Biss. Especialista e estrategista de marketing na Hyper e endorser Exótica.
21:00
Ulisses Rocha falando sobre composicional
A palestra vai abordar a composição musical sob a ótica do autor, desde o insight e seus gatilhos, passando pelos padrões estéticos e estruturação formal e uso de elementos técnicos.
Violonista, compositor, produtor musical, com 16 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos mais influentes instrumentistas da sua geração. Além de apresentações workshops em mais de 20 países, atua no mundo acadêmico como prof. Dr. na Unicamp e ex-professor visitante na University of Florida.
10:00
Junior da Violla entrevista Rui Torneze
Entrevista com Rui Torneze falando sobre a coletividade da viola e sobre a Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
11:00
Ópera e dança como parte relevante do mercado da música
Nesta mesa discutiremos a Ópera e a dança pela ótica do mercado da música. Traremos também uma participação de um compositor contemporâneo que levantará questões históricas relacionadas a influência e percepção da música clássica no mercado da música como um todo, mesmo na música popular, pop, funk etc…
Formada em Comércio Exterior e pianista, Flávia Furtado une as duas áreas desenvolvendo projetos de ópera, dança e música e a economia criativa. Em 2020 foi uma das finalistas do prêmio Classical Next Innovation Award, na Holanda pelo trabalho que vem desenvolvendo no setor da música no Brasil.
13:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 2 – EDIÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
Acordeon e Educação
Adriana Sanchez fala com 3 profissionais que atuam na educação e que utilizam como ferramenta de transformação o ensino da sanfona/acordeon. Falarão sobre o impacto do aprendizado musical na vida e na saúde, além de abordar a importância de ações sociais na capacitação de novos profissionais no mercado da música.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
16:00
Conexões e criações das claves rítmico-harmonicas
Apresentação de conteúdo pragmático, elucidando as diferentes claves rítmicas inerentes de cada segmento musical, gerando assim uma definição e ordem, tanto de base rítmica quanto de valor notável, para guiar seja na criação dos grooves, como nas frases ritmico-harmonicas a serem escritas pelo arranjador.
Percussionista profissional
Orlando Bolão, músico, produtor, escritor, compositor e pesquisador musical. Tem sua vida voltada para música e pesquisa de ritmos ancestrais, buscando aplicações na música contemporânea de forma singular e inovadora.
Orlando Bolão
Percussionista profissional
16:30
Update a um Cover, desenhando Filtros
O objectivo deste Webinar é demonstrar como fazer uma função de transferencia, neste caso um crossover analógico, por forma a obter a resultante do processamento do próprio. Neste caso especifico usaremos a medição de um crossover analógico, descobrindo os filtros, por forma a transferir os seus valores para um crossover digital, e por fim comparar os resultados, usando o Crosslite+ como ferramenta de analise e processamento em offline.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
Palestra falando sobre a profissão de luthier e novas abordagens para a viola.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
18:30
Música sem comunicação não bomba
Você também conhece algum músico foda que simplesmente não consegue viver de música? E talvez você também conheça algumas marcas e empresas que trabalham no ramo da música, mas não sabem comunicar seu diferencial para o mercado. É o seguinte amigx, independente do setor que você trabalha e da sua atividade, se a sua Comunicação for uma bosta, você vai deixar dinheiro na Fucking mesa! E eu decidi oferecer esse conteúdo gratuito a convite do meu amigo Dani, pra te ajudar a destravar sua Comunicação Eficaz, pro seu negócio musical finalmente começar a ver a grana entrar na conta e faturar mais caso você já tenha algum resultado. Não existe mágica, mas alguns pequenos ajustes no grave e algumas voltas nas suas tarraxas, com todo respeito. Podem pode te deixar mais afinado e pronto pra encarar esse mercado altamente rentável da música e entretenimento.
Eu já fui mentor de mais de 500 pessoas de vários países do mundo, atualmente estou testando o estilo de vida Nomad e estou desenvolvendo o setor de vendas da startup que sou co-fundador, a Toca Logo. Deixo esse convite aberto a todes que tiverem a mente aberta pra trocar CONHECIMENTO e auto-responsabilidade pra arregaçar as mangas e fazer acontecer! Duvida que tu pode faturar até 3 vezes mais no próximo mês utilizando a Comunicação Eficaz? Então só vem neném. Pra você não morrer de ansiedade até o dia do nosso encontro, já começa a seguir meu perfil no insta é: @jefersoncom1fso
Mentor de Comunicação Eficaz e Co-fundador da Toca Logo.
20:00
O Mercado do Heavy Metal no Brasil para músicos
O Brasil tem muitas bandas de grande nome e potencial, com muitos anos de carreira, mas que não conseguem engajar no mercado, mantendo-se no underground do cenário do heavy metal. Neste painel, alguns dos maiores músicos de sucesso do Brasil debatem sobre o Mercado Musical do heavy metal e maneiras de engajar o sucesso, dando sua opinião e estratégias.
Diretora da Reverbera Music Media
Jornalista e fotógrafa, trabalha há 5 anos com comunicação e escreve para sites como Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, Os Garotos de Liverpool e é editora-executiva no site Headbangers News.
Em 2020 criou a Reverbera Music Media, uma Agência de Comunicação que tem como clientes a earMUSIC Brasil, RTR RECORDS, e diversas bandas que estão em constante crescimento no mercado nacional e internacional.
Jéssica Mar
Diretora da Reverbera Music Media
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
20:30
O Contrabaixo na Interatividade
Um painel com 3 dos mais influentes contrabaixistas brasileiros (cada qual em um Estado/Região) num debate informal sobre o cenário artístico atual, seus pontos favoráveis, suas armadilhas e problemas, além de uma visão geral de cada um sobre a interatividade da música no mundo virtual.
Jorge Pescara o músico nascido em Santo André SP, estudou baixo elétrico com Cláudio Bertrami, Gê Cortez e Arthur Maia, é autor de diversos métodos e livros para baixo elétrico, além de um video aula e 3 discos solo. Gravou e tocou com Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Luiz Bonfá, Paulo Moura, Eumir Deodato, J.R. Bertrami, Celso Fonseca, Mario Castro Neves, Lord K, João Palma, Laura Finocchiaro, Arthur Maia, o guitarrista japonês Mamoru Morishita, os compositores portugueses Fernando Girão e Paco Bandeira, a banda progmetal norte-americana The Unified One, além de diversos outros. Integrou as bandas ZERØ, Dialeto e JSR All Stars. Atualmente faz parte do Victor Biglione Power Trio, lidera sua banda prog Pescara Knight Prog Trio, os duos Laranja Boreal e Atacama Duo junto com a multiinstrumentista Renata Puntel.
21:00
Produção online – A nova revolução no mundo da música
Apresentação das novas propostas de produção musical adotadas por produtores musicais durante a pandemia, na qual conseguem manter um otimk resultado profissional, de qualidade mercadológica competitiva, porém através de recursos domésticos como computador e interface e/ou apenas o celular, realizando a direção artística de seus artistas de forma remota. Os participantes serão: Digão (produtor Musikorama), Jadna Alana (cantora e escritora), Nenê Altro (vocalista Dance Of Days) e Cacique (vocalista e guitarrista Piratas Siderais).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
21:30
O mercado da sincronização musical e os músicos independentes
Abordaremos o Mercado da Sincronização Musical: um mercado em crescimento no Brasil, mas não tão conhecido entre os músicos independentes.
Bruno Sant’Anna é músico, compositor e produtor musical. É um dos nomes de maior atuação no mercado de Sincronização Musical, com trabalhos licenciados dentro e fora do Brasil para marcas como ESPN, Discovery, Globo, NBA, MTV, Teletón, TNT, Fox entre outras.
Debate com renomados professores da área de música antiga demonstrando os diversos tipos de violas que existiram ao longo dos séculos XVI a XIX.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
12:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 4 – MASTERIZAÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical.
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Dicas pra estudantes de viola caipira
Seleção de várias dicas pra estudantes de Viola Caipira sobre como e o que estudar, por onde começar. Resumo dos pontos principais adquiridos ao longo de 24 anos ensinando Música.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
15:00
Entrevista com Ricardo Moreira
Entrevistamos Ricardo Moreira que atualmente é A&R e Produtor Musical – DeusaMúsica além de ter tido passagens por grandes gravadoras e ter trabalhado com grandes nome da música brasileira.
Ricardo é um profissional reconhecido do mercado musical no Brasil. Já trabalhou como Pesquisador de conteúdo musical utilizado em séries e programas para identificação de fonogramas e informações editoriais para o Canal Viva e foi fundador ao lado de Adriano De Martini da primeira webradio brasileira profissional de MPB. Ricardo também foi um dos escritores escolhidos para, entre os discos selecionados, apreciar em texto o controvertido disco de Caetano Veloso, “Araçá azul” para o livro da Editora Sonora. Também trabalhou como Consultor de A&R e catálogo idealizando e produzindo títulos a partir do catálogo, na Universal Music foi USM Senior Manager respondendo pela criação dos projetos e produtos de catálogo da gravadora e suas respectivas ações de marketing.
16:00
Seria o Grunge, o retorno do rock?
Discussão e análise sobre o crescente movimento inspirado nós anos 90 que tem encabeçado o levante do rock no Brasil e diversos outros países. Participantes: Digaø, Igor Casanova (Piratas Siderais), Dani Buarque (The Mönic) e Karen Dió (Violet Soda).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
16:30
Discovering CrossLite+ software interface & fundamentals
Based on some examples (simple 2 ways filtering process & simple end-fire subwoofer arrangement) I will talk about CrossLite+ major features, time and phase alignment, advanced filtering techniques. I will present the SPL calibration & acquisition processes.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
16:47
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
17:00
Prática em conjunto
Nesta aula nós iremos rearranjar um clássico do rock, Born To Be Wild, iremos dar dicas para bandas que querem criar arranjos mais autênticos em suas apresentações.
Os instrutores do Cifra Club possuem ampla vivência em diversas frentes do cenário musical. No Cifra Club todos desempenham o papel de ‘produtores de conteúdo’, criando diariamente há vários anos, conteúdos que ajudam milhares de pessoas em todo o mundo a tocarem um instrumento.
Vinicius Dias, Caíco, João de Paula e Naldão
17:30
Inicialização Artística
Para os artistas e produtores que estão em início de carreira, precisam entender os passos que precisam percorrer para alcançar melhores objetivos. Apresentando assim o método COLMEIA para levantar todos os pontos que uma carreira artística deve realizar e a ordem dessas atividades.
Empresária na Colmeia Produtiva e BMX Eventos
Francine Almeida é Publicitária e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing na ESPM. É empresária e produtora com mais de 20 anos de experiência. Já trabalhou com artistas como Marcelo D2, Pitty, Luiz Melodia, Tiago Iorc e Anavitória. Tem passagens nas gravadoras Sony Music e Universal Music. Atualmente sócia da BMX Eventos e uma das idealizadoras da Colmeia Produtiva.
Francine Almeida
Empresária na Colmeia Produtiva e BMX Eventos
18:00
Intérprete e Músico, existe diferença legal?
Trata-se de um debate sobre a forma com que a legislação trata os chamados artistas intérpretes ou executantes, as confusões decorrentes de uma suposta diferença entre os dois termos, suas consequências práticas e a conclusão decorrente da análise da legislação brasileira e internacional.
Rodrigo Kuster: Músico e produtor musical de centenas de fonogramas e remixes oficiais de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, estudou Engenharia de Gravação no Full Sail (EUA), Direito (UNESA) e fez MBA em Gestão de Negócios (ESPM). É também professor, escritor, manager de carreiras artísticas e consultor jurídico do setor do entretenimento.”
18:30
A importância da identidade visual no instagram
O conhecimento dos recursos e possibilidades do Instagram está se tornando um tema cada vez mais importante. Nessa aula ensino você músico a como caprichar na hora de fazer a identidade visual do seu instagram, pois saber lidar com as mídias sociais abre novas oportunidades através da internet.
Ellen War – Ellen Fabiani Souza da Silva é baterista há mais de 15 anos. Ensina músicos a transformar seguidores em clientes através do Marketing Digital a partir das mídias sociais.
19:30
As relações entre arquitetura, design e música.
A partir de um bate papo divertido entre um produtor musical, dois arquitetos, um designer, todos músicos diga-se de passagem, percebeu-se a intima relação entre Design e Música. Dessa forma resolveu elencar uma série de tópicos que foram debatidos nesse webinar.
Marcelo Teixeira (Batera), Arquiteto, Designer, Professor e Diretor do Studio Marcelo Teixeira.
20:00
Música, criatividade e tecnologia na atualidade por Thor Moura da Sling Musical
Vivemos uma onda de inovações tecnológicas e digitalização de processos que estão transformando a maneira como fazemos negócios, criamos, produzimos, consumimos e distribuimos música. Olharemos para esse contexto para entender como isso impacta nossas vidas e o que está por vir nos próximos anos.
Thor Moura é músico, empreendedor e educador. Trabalha como líder executivo da startup Sling Musical, baixista das bandas Bolero Freak e Mano Unica e palestrante em festivais de inovação, criatividade e tecnologia como Hacktown, Campus Party, Formemus e Feira da Música.
21:00
Entrevista com Márcio Zaganin, Masterbuilder da Tagima
Nesse bate papo descontraido Marcio zaganin faz um diagnostico preciso do moemento que vivemos para podermos especular o que vem por ai no futuro.
Fundador e diretor da Barramusic instrumentos musicais e da Barramusic Tv, canal do youtube.
11:00
Junior da Violla entrevista com João Paulo Amaral
Entrevista com o professor e pesquisador de viola João Paulo Amaral sobre o ensino da viola no Brasil.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Conversa com três profissionais da área de áudio que há anos vem conhecendo e desenvolvendo técnicas de áudio imersivo.
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Rodrigo Ratto da Ditto Music Brasil
Atualidade das distribuidoras digitais em tempo de pandemia.
Produtor musical em Da Chance Music desde 1999 radicou-se em Brasil desde 2013 conectando diferentes atores da indústria musical. Music Advisor Conecta+ Música & Mercado.
15:30
Sotaques da Sanfona
Adriana Sanchez recebe 3 grandes artistas : Targino Gondim do Nordeste, Luiz Carlos Borges do Sul e Marcelo Voninho da região Centro Oeste. Juntos vão apresentar os diversos sotaques da sanfona no Brasil e falar sobre processo criativo, composição, carreira e a força do acordeon na atualidade.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
17:00
O que todo músico deveria saber ao contratar uma assessoria de imprensa
Palestra busca esclarecer a realidade do trabalho do assessor de comunicação /imprensa para bandas e, assim, gerenciar expectativa dos artistas sobre o que esperar e cobrar desse serviço. Conteúdo altamente recomendado para artista independente e midstream.
Isis Correia é jornalista. Foi repórter em diversas publicações e, há 7 anos, migrou para o mercado da música como assessora de comunicação à frente da Agência 1a1.
17:30
Fingerstyle -Técnicas e Acessórios
Workshop sobre fingerstyle com o instrutor Gustavo Fofão, abordando os seguintes temas (Ligados, Sonoridade com Dedos/Palheta/Dedeira, Melhorando o seu som. Dinâmica e Ritmo, Travis Picking, Afinações alternativas, Capotraste, Tipos de Palheta e Dedeiras)
Músico e instrutor do Cifra Club há mais de 10 anos, Gustavo Fofão é um reconhecido multi instrumentista no cenário nacional.
18:30
Oganilu – O caminho do Alabê
A palestra disserta sobre a musicalidade, a ,música e a profissão do Ogan Alabê, músico que atua nas religiões afrodescendentes e que é importante influência na música brasileira num todo.
Multiartista da música há mais de 40 anos. Formado em música popular e mestrando em Etnomusicologia pela USP. 7 albuns gravados. Se apresentou em festivais e teatros por 4 continentes. Europa, Ásia, África e Américas.
19:30
Os 6 pilares da carreira do artista
O Conteúdo apresentado é parte da metodologia de trabalho criada pelo Bruno “Panda”, chamada “Construindo o Artista”. Nele, Panda traça um paralelo entre a construção da carreira do artista e a construção de um prédio, onde nenhuma etapa pode ser “pulada”, para que “o todo” seja construído de forma sólida, tornando possível suportar as adversidades e superar os obstáculos existentes na caminhada, de forma objetiva, economizando tempo, energia e dinheiro.
Assim como é na construção de todo prédio, existem os “pilares de sustentação”, que são necessários desde a “fundação” dessa construção até o topo e é sobre esses pilares que o Bruno “Panda” fala nos vídeos.
Com mais de 12 anos de experiência no mercado da música, ajudo artistas da a construírem e gerirem suas carreiras.
20:00
Acústica em estúdios. Por onde começar?
Pensar na acústica do ambiente depois de comprar todos os equipamentos e realizar a instalação realmente funciona? A Acústica é o último elemento em uma cadeia de reprodução e é um dos elementos com a maior capacidade de influenciar em todo o processo. Mas o que fazer para ter bons resultados com custos baixos? Com decisões corretas e fundamentos simples, você pode ter um ambiente que explore o seu potencial em vez de diminui-lo. E tudo que você precisa fazer é participar desse encontro!
CEO da Concepção Acústica, engenheiro, consultor de acústica e um eterno apaixonado pela acústica.
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
20:30
Panorama e tendências da cena Reggae no Brasil
Painel formado por grandes e atuantes nomes da cena reggae nacional, um panomara sobre passado, presente e o futuro da cena.
Marcelo Mira é vocalista da banda brasiliense Alma Djem, com mais de 20 anos de estrada.
21:00
Produção Musical, Executiva e Fonográfica
Abordagem com a proposta de informar músicos e produtores musicais sobre os procedimentos que envolvem a produção musical, executiva e fonográfica – procedimentos esses que na atualidade deverão ser realizados por produtores musicais e músicos, uma vez que são eles os proprietários de suas obras.
Sallaberry é baterista e produtor musical. Tem lançado nove álbuns autorais em parceria com músicos de renome mundial como Dennis Chambers e Billy Cobham. Desenvolveu o recurso de gravação a distância E-REC. Ao longo de 40 anos de carreira, tem livros publicados e participação em inúmeros projetos musicais como produtor e realizador. Reside nos Estados Unidos – Flórida.
21:30
As lendas do Jazz Brasileiro
Dney Bitencourt irá mediar um debate construtivo sobre as lendas do jazz brasileiro, ao lado de renomados músicos da atualidade que tem contribuído com o fomento e a evolução desse gênero, representando lindamente nossa música brasileira pelo mundo afora. Filó Machado, Djalma Lima e Thiago do Espirito Santo. Falaremos sobre (referências, influências, composições e carreira).
Músico, Compositor, Educador Musical, Produtor Musical
Um guitarrista excepcional, com um swing maravilhoso e som quente de guitarra, um compositor único de originalidade e maturidade que transita em diversos idiomas musicais.
Com fortes Influências de George Benson e timbres brasileiros, Dney Bitencourt vem se destacando no cenário do jazz. O Jazz é pop, o jazz é samba, o jazz é funk, o jazz é hip hop, o jazz é para todos!
A nova promessa do smooth jazz brasileiro [citado por KBCS 91.3fm] Ganhador do Prêmio Melhor Música Instrumental da 32° FAMPOP com a música “Sambando no Groove”, onde o patrono do festival dessa edição era a estrela da música popular brasileira, Alceu Valença.
No jazz de Dney Bitencourt além da Improvisação espontânea em seus solos, o músico inova seu estilo com a mistura do scat vocal, o swing e sotaque brasileiro.
Dney Bitencourt
Músico, Compositor, Educador Musical, Produtor Musical
10:00
Viola nosso patrimônio por João Araújo
Live com reflexões sobre Reconhecimento Oficial de Patrimônios Culturais Imateriais usando o exemplo da viola – declarada Patrimônio de Minas Gerais em 2018.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Palestra sobre o cenário atual da viola caipira e apontamentos para o futuro.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
13:30
Vendendo na música, entender seu cliente é a chave do futuro
Entender por quê é tão importante conhecer seu cliente para poder oferecer um produto/serviço melhor e crescer em um mundo tão competitivo
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
O ensino de música nas escolas e a importância da formação do educador musical
Um panorama sobre a educação musical no Brasil. Depois falamos do ensino de música nos 3 segmentos da educação básica. E finalizamos com incentivo aos músicos fazerem uma licenciatura, e aos licenciados, fazerem uma especialização para melhor encarar o mercado.
Moisés Pedro: Músico e Educador Musical, conselheiro da OMB/RJ, membro associado ao FLADEM Brasil, presidente da Cooperativa UNIJAZZ Brasil, coordenador e professor do Projeto Social Transformando Sonhos, e comunicador na Rádio Pop Rio FM 98,7.
15:00
A poesia e o Hip Hop como ferramentas para a ampliação do senso crítico de alunos da periferia de São Paulo
O painel tem como centro o livro-disco lançado pela banda Asfixia Social, ilustrado por mais de 1.000 alunos da rede pública de São Paulo, em que, por meio da música e do Hip Hop, o foram desenvolvidas poesias e a ilustração coletiva do livro. Promovido entre Kaneda (Asfixia Social), Adriana de Barros (Terra), os professores Felipe Yanez e Cláudia Duarte, e o aluno Gustavo Santos (Vozes Poéticas), a conversa compreende o universo da música e poesia dentro do ambiente educacional, a função social que cumpre a arte, e reflexões acerca de novos campos de atuação para o artista além dos palcos.
MC e trompetista da banda Asfixia Social, ativista e arte-educador, autor do livro “Sistema de Soma: A Quebrada Constrói”.
15:30
Vendas para músicos, produtores e empresários (Episódio 1)
“Que prazer compartilhar com vocês a minha primeira série falando sobre vendas para músicos (as), produtores e empresários(as).”
Há 14 anos faz a gestão da carreira do músico e apresentador Yassir Chediak e cria projetos musicais com diversos outros artistas para marcas como: Rede Globo, Canal Rural, Prefeitura de São Paulo, SESCOOP e SESC.
16:30
Mixagem in the box e a musicalidade na mix
Mostraremos algumas técnicas e cuidados para preservar a musicalidade na mixagem musical in the box.
Proprietário da Prostudios
Proprietário da Prostudios gravações musicais no inicio dos anos 2000 em Teresina onde foram gravados grandes artistas e bandas do Piauí, trabalhei em várias rádios FMs inclusive no estado do Ceará, também no DSN estúdio e Extreme studios aqui em São Paulo.
Marlon Porto
Proprietário da Prostudios
17:30
How to prepare when you don’t own the equipment?
When it comes to sound system calibration, there’s never enough time. In this hands-on workshop Nathan will walk you through how he prepares for every event with only a laptop and an audio analyzer.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
18:00
Marco Chomen da CD Baby Brasil
Atualidade das distribuidoras digitais em tempo de pandemia.
Produtor musical em Da Chance Music desde 1999 radicou-se em Brasil desde 2013 conectando diferentes atores da indústria musical. Music Advisor Conecta+ Música & Mercado.
18:30
Abertura Modal – Reorganização dos Modos Gregorianos através da sonoridade
Esse assunto tem utilidade para todos músicos e instrumentos, é a maneira que podemos explorar os modos de forma musical e não mecânica. Extremamente útil para se compor trilhas, musicas e outras idéias.
Guitarrista, artista instrumental e multimídia, produtor e compositor, já esta no mercado musical desde o começo dos anos 80 e é graduado pelo GIT de Los Angeles. Também atua na area de produção musical com vários eventos.
19:00
Arranjo criativos em rede no Nordeste, o case AMUNE
Roda de conversa com os líderes da AMUNE – Ação musical Nordeste Edu ASAF (CE), Gerson Silva (BA), Marcos Alouchard (PE) e Vinaa (MA) sobre a forma de organização, mobilização e suporte para projeção da música nordestina em tempos de pandemia.
Cantor, compositor, produtor cultural, consultor em gestão cultural e pesquisador.
20:00
Bate-papo entre profissionais do mercado fonográfico brasileiro e da cena Rock no Brasil
Este painel é um bate-papo entre amigos e profissionais do mercado de música, lançamentos e produção musical que traz a visão e o dia-a-dia de cada um dos participantes.
Produtor musical, engenheiro de som e baterista da banda Malta.
20:30
Sertanejo, do Processo de criação ao mercado
Comunicação e assessoria de imprensa.
Jornalista, assessora de imprensa, empreendedora, especialista em estratégias de comunicação, branding, lançamentos de marcas, marketing estratégico, gestão de comunicação, gestão de carreira artística, operações de imprensa de eventos nacionais e internacionais.
21:00
Como produzir conteúdos para Redes Sociais, mesmo que você não esteja fazendo show
Produzir conteúdos em fotos, vídeos, stories, lives e outros formatos é um desafio para artistas em todas as fases de suas carreiras, ainda mais na época sem precedentes que passamos atualmente onde não há shows.
Esta palestra pretende mostrar como ter ideias para produzir conteúdos relevantes que geram conexões com seus fãs, aumentam seu alcance e engajamento nas Redes Sociais e ajudem a divulgar sua música.
Diogo O’Band, fundador da NOMMAD Media. Consultor de Music Marketing, Empreendedor, Palestrante, colunista das Revistas Eletro Vibez e World of Raves.
10:00
Viola brasileira por Letícia Leal
A viola caipira vem passando no decorrer dos anos por inúmeras variações técnicas devido aos novos repertórios e composições dos músicos que a ela se dedicam. Letícia Leal demonstrará as principais mudanças e formas de pensar o instrumento para quem quer se aventurar por uma viola mais moderna.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
12:00
3 Pensamentos para uma boa estratégia de rentabilidade na música
Uma abordagem sobre as ferramentas digitais onde o músico independente encontra alternativas inovadoras para geração de renda e capacitação. A palestra também abordará as melhores técnicas, experiências realizadas de outros músicos e práticas para utilização das ferramentas como forma de evolução da carreira musical.
Músico e empreendedor com 20 anos de carreira. Gestor de mais 200 turnês nacionais e internacionais por 20 países. Músico do projeto internacional premiado Duo Finlandia. CEO da empresa 2DLpro, criadora do HUB de gestão musical: dalegig.com.
14:00
Dicas de luthieria em Instrumentos de Sopro
João Cuca criador da Ébano Music conduz esse workshop com dicas e truques de luthieria para manter a saúde do seu instrumento durante essa pandemia. Como convidado Cuca recebe Diego Lisboa, ex-membro da Jazz Sinfônica de São Paulo.
Musico formado pela USP, tocou oboé nas orquestras municipal e estadual de SãoPaulo até 1981, cursou manutenção especializada em instrumentos de sopro na Dallas Bocal Co. EUA. Em 1983 fundou a Ébanomusic reconhecida no Brasil como excelência em restauração dos instrumentos de sopro.
14:30
Oficina de bateria Hi-Hat Girls – Primeiros passos
Nesta aula irei abordar como estudar rudimentos de forma eficiente, com metrônomo e técnica, além de como tocá-los em outros tambores e aplicar em músicas.
Pós graduada em música
Pós graduada em música com especialização em rock, baterista da banda Funmilayo Afrobeat Orquetra, também toca no Bloco AfroAfirmativo Ilu Inã e Bloco Rua Beat, além de acompanhar diversos projetos e dar aulas de bateria.
Priscila Hilário
Pós graduada em música
15:00
Da platéia ao bastidor
Um giro pela minha trajetória profissional com um olhar maduro e mais empático. Ciente de que eventos são feitos de pessoas para pessoas.
Produtora de eventos e palestrante
Dani Martins é produtora de eventos e palestrante. Trabalha no mercado de eventos há 20 anos e há sete anos ministra cursos por todo o Brasil. Atualmente, com a adaptação do mercado, já atua com produções online e ministra um curso sobre produções deste tipo.
Dani Martins
Produtora de eventos e palestrante
15:30
Os baterias de METAL durante a pandemia
O que estes bateras estiveram fazendo durante 2020 e o que consideram ser o futuro da bateria heavy metal em 2021.
Gilson Naspolini é baterista, educador, produtor musical e criador de conteúdo digital. Foi Finalista do 1º Odery & Modern Drummer Festival 2007″; premiado como “Melhor Instrumentista”, 2º Festival da Música e Integração Catarinense em 2008. Atualmente toca com as bandas As The Palaces Burn, O Mundo Analógico, e Stage Of Matter, além de Three Snow Dogs (Rush Tribute).
16:00
Como é feita uma vídeoaula no Cifra Club
Neste vídeo vamos mostrar um pouco o dia-a-dia de um instrutor do Cifra Club, desde o momento que uma música é escolhida para videoaula até o momento da gravação.
Leo Eymard, mineiro de Belo Horizonte, teve seu primeiro contato com a música aos cinco anos, quando começou a aprender piano. Graduado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou de vários cursos com importantes nomes da música, como André Mehmari, Cristóvão Bastos, Alessandro Penezzi e Rogério Caetano. O músico atuou como produtor musical, arranjador e instrumentista do espetáculo “Cantos e Andanças”, e das aulas show “Na Carreira” e “Um dia me contou esse andarilho”, excursionando por diversas cidades brasileiras e da América Latina. Em 2012, Leo Eymard se apresentou no Savassi Festival e no Projeto Pizindin, este último, interpretando composições de Yamandu Costa. Neste mesmo ano, foi vencedor do concurso de viola do programa Terra de Minas, da rede Globo Minas. Recentemente, venceu o XIII Prêmio BDMG Instrumental, um dos mais importantes e conceituados país. Seu nome tem sido divulgado por meio do seu trabalho, como instrutor de música, no site Cifra Club. Atualmente, o violonista está se preparando para a gravação de um álbum com composições e arranjos instrumentais de sua autoria.
16:30
Como criar um curso de música online
No Painel, Wagner Barbosa, João Tostes e Nathy Faria discutem os principais pilares na idealização e construção de um curso de música online de sucesso.
Nathy Faria é artista, empreendedora, mestre em Economia Criativa e Gestão Cultural pela URJC Madrid e mestre em direção de Marketing Digital pela Universidad Europea Miguel de Cervantes. Atua como consultora de music business, desde 2014 e de lá pra cá já trabalhou diretamente com mais de 300 artistas no planejamento de marketing, consultorias e mentorias.
18:00
Masterização ITB e seus segredos por Marlon Porto
Mostraremos os processos de masterização musical in the box atualizados e de forma mais prática.
Proprietário da Prostudios
Proprietário da Prostudios gravações musicais no inicio dos anos 2000 em Teresina onde foram gravados grandes artistas e bandas do Piauí, trabalhei em várias rádios FMs inclusive no estado do Ceará, também no DSN estúdio e Extreme studios aqui em São Paulo.
Marlon Porto
Proprietário da Prostudios
18:30
Vendas para músicos, produtores e empresários (Episódio 2)
“Que prazer compartilhar com vocês a minha primeira série falando sobre vendas para músicos (as), produtores e empresários(as).”
Há 14 anos faz a gestão da carreira do músico e apresentador Yassir Chediak e cria projetos musicais com diversos outros artistas para marcas como: Rede Globo, Canal Rural, Prefeitura de São Paulo, SESCOOP e SESC.
19:00
A transformação dramática e expressiva na música
Por meio da transformação e alteração da harmonia, desenvolver aspectos dramáticos e expressivos de uma composição musical. O conceito novo da manipulação da Tritonização Quadrifacial da Tônica, te levará a obter um material mais dramático e expressivo da composição musical.
Maestro e mestre em Semiótica pela PUC/SP
Vitta, mestre em Semiótica pela PUC/SP, pós-graduado em PNL pela SBEC e Bacharel em Composição. Maestro do Festival Eleazar de Carvalho e Fundador da Escola Digital Internacional de Arte e Música Studio Vitta.
Rodrigo Vitta
Maestro e mestre em Semiótica pela PUC/SP
19:30
A viola de 12 cordas. As 6 ordens de uma ilustre desconhecida por Junior da Violla
Live com o violeiro Junior da Violla falando sobre as violas de 12 cordas, sua origem, suas características e suas aplicações nos dias atuais.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
20:00
Mulheres no Acordeon
Adriana Sanchez recebe 3 sanfoneiras: Thais Andrade, Cassia Abreu e Cimara Fróis para falar da atuação da mulher no Mercado da Música, os desafios, superações e a contribuição para fortalecer a presença feminina.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
20:30
Estratégias de lançamento para o mercado da música independente
Este painel analisa o mercado da música independente, abordando estratégias e melhores práticas para os lançamentos nas plataformas.
Douglas Lopes é um artista da nova geração capixaba que tem conquistado relevante espaço no cenário da música popular brasileira. Em carreira solo desde 2016, o artista exercita uma incrível sensibilidade ao abordar de forma simples e ao mesmo tempo impactante, as temáticas sociais que defende e acredita.
11:30
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 1 – CAPTAÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
Métodos avançados para análise de Alto-Falantes e caixas acústicas
A equipe irá abordar a história e evolução dos métodos de medir alto falantes.
15:30
Entendendo o Mercado da música clássica
Nesta mesa traremos como debatedores alguns dos mais importantes players da música clássica no Brasil. Entender este mercado e acompanha-lo mais de perto é fundamental para o desenvolvimento da indústria da música em todo o território nacional. Orquestras profissionais, projetos sociais, salas de espetáculo, teatros e a única revista especializada neste mercado. Estaremos todos juntos para tentar dar um panorama de como funcionamos e das imensas oportunidades que ainda existem no Brasil para o crescimento desse mercado.
Formada em Comércio Exterior e pianista, Flávia Furtado une as duas áreas desenvolvendo projetos de ópera, dança e música e a economia criativa. Em 2020 foi uma das finalistas do prêmio Classical Next Innovation Award, na Holanda pelo trabalho que vem desenvolvendo no setor da música no Brasil.
17:30
Direitos autorais na prática
Explanação sobre o que são direitos autorais, arrecadadoras, quais registros precisam ser feitos e como recolher receita obtida execução pública.
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
19:00
Áudio por IP, o que é?
Áudio por IP pela internet enviar 64 canais de áudio.
Engenheiro de som
Trabalho como engenheiro de som para show, estudio de gravação e televisão.
Atuei em diversos tipos de show nacionais como Charlie Brown Jr, Racionais, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados, Erasmo Carlos, entre outros grandes artistas.
Rafael Souza
Engenheiro de som
19:00
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
19:30
Dos Independentes aos Profissionais da Música: GRV 21 anos, a companhia musical que te escuta
Um panorama dos últimos 21 anos de modelo e atuação da boutique global de música, media & Entretenimento, a GRV, onde apresento, de Brasília para o mundo, serviços e empreendimentos de colaboração e estruturação para o desenvolvimento, intercâmbio e geração de oportunidades e negócios do setor da música e audiovisual, onde se destacam as três edições da Feira da Música Independente Internacional de Brasília e as 5 edições do Prêmio Profissionais da Música.
Músico desde 1985, começou a trabalhar como produtor cultural na década de 90. Em abril de 2000, fundou a GRV Música, Media & Entretenimento [www.grv.art.br], uma boutique global de música, media e entretenimento voltada para a convergência a partir de criações e produções artísticas e executivas na área da música e imagem.
Da criação à comercialização, a GRV atua em 360º, com elaboração, captação, gestão e prestação de contas de projetos culturais; serviços de edição, clearance, compartilhamento físico e digital de música e audiovisual, distribuição digital, sincronização; assessoria de comunicação e marketing digital além de curadorias artísticas para clientes corporativos, privados e institucionais,
Como agente criador e executor de feiras, oficinas, seminários, rodadas de negócios com direcionamento nacional e internacional, destaque para os seguintes empreendimentos na área da música:
. Prêmio Profissionais da Música [2015 – 2019] | www.ppm.art.br
. Feira da Música Independente Internacional de Brasília – FMI [2005 a 2007] | [www.fmi.com.br]
. Curto Circuito Independente [ 2019, 2018 e 2008]
. Festival Universitário de Música [2007]
. Festival Caça Bandas [2006 | 2011 | 2012]
. Festival Rolla Pedra – série rock´n roll vol I [2004]
Academicamente, formou-se em Tecnologia de Processamento de Dados, especializou-se em Gestão de Projetos na área do Entretenimento [ FGV/RJ : 2012] e pós graduou-se na FGV/DF no MBA em Marketing com ênfase no ambiente digital [ FGV/DF: 2018].
Além disso, palestrou, participou e representou a música criada e produzida em Brasília no Brasil em mais de 50 feiras internacionais desde 2005; em especial com o MIDEM (França), com quem mantém, através do Prêmio Profissionais da Música, uma parceria bilateral, desde 2016, sob o título “Sponsor & Promotion”.
20:00
A música independente no nordeste contemporâneo
Roda de conversa a respeito das manifestações da música independente no nordeste de 2020.
Cantor, compositor, produtor cultural, consultor em gestão cultural e pesquisador.
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
21:00
Assessoria de imprensa na cena rock e metal. Como engajar o público através das novas mídias
O cenário está cada vez mais concorrido, vimos surgir diversas bandas e assessorias de imprensa dentro do rock e metal. Para conseguir um maior destaque, quais estratégias esses profissionais deve adotar para maior aproveitamento das novas mídias?
Diretora da Reverbera Music Media
Jornalista e fotógrafa, trabalha há 5 anos com comunicação e escreve para sites como Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, Os Garotos de Liverpool e é editora-executiva no site Headbangers News.
Em 2020 criou a Reverbera Music Media, uma Agência de Comunicação que tem como clientes a earMUSIC Brasil, RTR RECORDS, e diversas bandas que estão em constante crescimento no mercado nacional e internacional.
Jéssica Mar
Diretora da Reverbera Music Media
21:30
O processo criativo na produção musical
Debate sobre o processo criativo nas produções musicais. Observando os pontos de vistas e as experiências dos variados setores para ingressar no mercado musical.
Ed Araujo: SEO do Instituto Ed Araujo, produtor musical, tecladista, educador.
10:00
A viola em Protugal
Palestra e debate sobre a realidade actual das violas em Portugal, com especial incidência na Viola da Terra: contexto histórico e novas abordagens.
Bruno Bettencourt é natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, Portugal. Integrou diversos grupos musicais desde tenra idade. É membro do grupo Myrica Faya, onde trabalha e divulga a música açoriana e a Viola da Terra Terceirense, com novas sonoridades, através de concertos realizados em Portugal e outros países europeus, Estados Unidos da América e Canadá. A solo, participa em eventos específicos de divulgação e promoção da Viola Terceirense.
12:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 2 – EDIÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Dicas de Home Estúdio
Quais equipamentos são realmente necessários para ter um home estúdio?
Engenheiro de som
Trabalho como engenheiro de som para show, estudio de gravação e televisão.
Atuei em diversos tipos de show nacionais como Charlie Brown Jr, Racionais, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados, Erasmo Carlos, entre outros grandes artistas.
Rafael Souza
Engenheiro de som
16:30
6 Grooves fáceis com músicas para tocar
Um workshop onde irei te ensinar 6 Grooves e para cada um deles você irá tocar uma música.
Sou Músico profissional há 15 anos. Hoje sou Educador e Coordenador no “Instituto de Bateria Bateras Beat Alphaville”, também me apresento com a banda Classical Queen (Queen Cover) por todo o Brasil. Tenho um curso on-line de bateria para iniciantes. Site do Curso: www.anddrums.com.br
16:30
Bateria em produção
Visão para bateristas que querem atuar no mercado profissional, principalmente estúdios de gravação.
Alex Curi é músico, produtor musical, diretor de vídeos e baterista das bandas Bacamarte, Sequaz e Organic Reaction.
17:00
Cenário atual da música baiana
Debate sobre atual situação do cenário baiano de música e sugestões para ações pós pandemia.
Formado em Adm, Pós em MKT e Produtor Cultural com conhecimento na parte artistica, tecnica, executiva, comercial, mkt, gestão de pessoas e gestão financeira.
18:00
A viola caipira e seus posicionamentos de mercado
Um Workshop e concerto, mas com reflexões sobre o posicionamento do violeiro diante das caixinhas impostas… música caipira, música instrumental, canção, música clássica, MPB.
Com seu primeiro álbum solo, “Do Barroco às Barrancas do Rio”, Bruno Sanches foi listado entre os melhores instrumentistas de 2019 pelo site “Melhores da Música Brasileira” e circulou em espaços musicais de grande relevância, como: Festival de Campos do Jordão, Festival Música Nova, Circuito SESI de Música Erudita, Programa Sr. Brasil, Rádio Cultura, Rádio USP e SESCs. Conquistou o 2° lugar no Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira em 2016, o Prêmio MIMO Instrumental em 2018 e o 3° lugar no Concurso de Viola Caipira Revelando SP em 2020. Em 2021 participará de uma das maiores feiras da música clássica mundial, a Classical:NEXT (Holanda), com um showcase.
19:00
Gigs de intercâmbio para artistas independentes
Painel de discussão sobre procedimentos e dicas de como construir uma agenda de shows fora de sua cidade, Estado e país. Com participação de Bono da Costa (Manager de Madrid-ES), Cacau Ras (Gestor Público Cultural em São Paulo-BR) e Carmen Barahonam (Tour Manager em Chile). Mediação por Digaø (Produtor em Santos-BR).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
19:00
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
20:00
Ações e redes colaborativas no mercado musical brasileiro
Debate a respeito das redes colaborativas formados por músicos e profissionais ligados à atividade cultural em nosso país, especialmente durante a pandemia. Mudanças, conquistas e aprendizados que impactaram empregos, carreiras, projetos e as formas de se viver de música.
Produtor, compositor, cantor, multi-instrumentista, professor e podcaster. Fundador do selo Pro3000 Multimeios, diretor na Academia Livre de Violão e locutor na Rádio Biss. Especialista e estrategista de marketing na Hyper e endorser Exótica.
21:00
Ulisses Rocha falando sobre composicional
A palestra vai abordar a composição musical sob a ótica do autor, desde o insight e seus gatilhos, passando pelos padrões estéticos e estruturação formal e uso de elementos técnicos.
Violonista, compositor, produtor musical, com 16 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos mais influentes instrumentistas da sua geração. Além de apresentações workshops em mais de 20 países, atua no mundo acadêmico como prof. Dr. na Unicamp e ex-professor visitante na University of Florida.
10:00
Junior da Violla entrevista Rui Torneze
Entrevista com Rui Torneze falando sobre a coletividade da viola e sobre a Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
11:00
Ópera e dança como parte relevante do mercado da música
Nesta mesa discutiremos a Ópera e a dança pela ótica do mercado da música. Traremos também uma participação de um compositor contemporâneo que levantará questões históricas relacionadas a influência e percepção da música clássica no mercado da música como um todo, mesmo na música popular, pop, funk etc…
Formada em Comércio Exterior e pianista, Flávia Furtado une as duas áreas desenvolvendo projetos de ópera, dança e música e a economia criativa. Em 2020 foi uma das finalistas do prêmio Classical Next Innovation Award, na Holanda pelo trabalho que vem desenvolvendo no setor da música no Brasil.
13:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 2 – EDIÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
Acordeon e Educação
Adriana Sanchez fala com 3 profissionais que atuam na educação e que utilizam como ferramenta de transformação o ensino da sanfona/acordeon. Falarão sobre o impacto do aprendizado musical na vida e na saúde, além de abordar a importância de ações sociais na capacitação de novos profissionais no mercado da música.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
16:00
Conexões e criações das claves rítmico-harmonicas
Apresentação de conteúdo pragmático, elucidando as diferentes claves rítmicas inerentes de cada segmento musical, gerando assim uma definição e ordem, tanto de base rítmica quanto de valor notável, para guiar seja na criação dos grooves, como nas frases ritmico-harmonicas a serem escritas pelo arranjador.
Percussionista profissional
Orlando Bolão, músico, produtor, escritor, compositor e pesquisador musical. Tem sua vida voltada para música e pesquisa de ritmos ancestrais, buscando aplicações na música contemporânea de forma singular e inovadora.
Orlando Bolão
Percussionista profissional
16:30
Update a um Cover, desenhando Filtros
O objectivo deste Webinar é demonstrar como fazer uma função de transferencia, neste caso um crossover analógico, por forma a obter a resultante do processamento do próprio. Neste caso especifico usaremos a medição de um crossover analógico, descobrindo os filtros, por forma a transferir os seus valores para um crossover digital, e por fim comparar os resultados, usando o Crosslite+ como ferramenta de analise e processamento em offline.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
Palestra falando sobre a profissão de luthier e novas abordagens para a viola.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
18:30
Música sem comunicação não bomba
Você também conhece algum músico foda que simplesmente não consegue viver de música? E talvez você também conheça algumas marcas e empresas que trabalham no ramo da música, mas não sabem comunicar seu diferencial para o mercado. É o seguinte amigx, independente do setor que você trabalha e da sua atividade, se a sua Comunicação for uma bosta, você vai deixar dinheiro na Fucking mesa! E eu decidi oferecer esse conteúdo gratuito a convite do meu amigo Dani, pra te ajudar a destravar sua Comunicação Eficaz, pro seu negócio musical finalmente começar a ver a grana entrar na conta e faturar mais caso você já tenha algum resultado. Não existe mágica, mas alguns pequenos ajustes no grave e algumas voltas nas suas tarraxas, com todo respeito. Podem pode te deixar mais afinado e pronto pra encarar esse mercado altamente rentável da música e entretenimento.
Eu já fui mentor de mais de 500 pessoas de vários países do mundo, atualmente estou testando o estilo de vida Nomad e estou desenvolvendo o setor de vendas da startup que sou co-fundador, a Toca Logo. Deixo esse convite aberto a todes que tiverem a mente aberta pra trocar CONHECIMENTO e auto-responsabilidade pra arregaçar as mangas e fazer acontecer! Duvida que tu pode faturar até 3 vezes mais no próximo mês utilizando a Comunicação Eficaz? Então só vem neném. Pra você não morrer de ansiedade até o dia do nosso encontro, já começa a seguir meu perfil no insta é: @jefersoncom1fso
Mentor de Comunicação Eficaz e Co-fundador da Toca Logo.
20:00
O Mercado do Heavy Metal no Brasil para músicos
O Brasil tem muitas bandas de grande nome e potencial, com muitos anos de carreira, mas que não conseguem engajar no mercado, mantendo-se no underground do cenário do heavy metal. Neste painel, alguns dos maiores músicos de sucesso do Brasil debatem sobre o Mercado Musical do heavy metal e maneiras de engajar o sucesso, dando sua opinião e estratégias.
Diretora da Reverbera Music Media
Jornalista e fotógrafa, trabalha há 5 anos com comunicação e escreve para sites como Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, Os Garotos de Liverpool e é editora-executiva no site Headbangers News.
Em 2020 criou a Reverbera Music Media, uma Agência de Comunicação que tem como clientes a earMUSIC Brasil, RTR RECORDS, e diversas bandas que estão em constante crescimento no mercado nacional e internacional.
Jéssica Mar
Diretora da Reverbera Music Media
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
20:30
O Contrabaixo na Interatividade
Um painel com 3 dos mais influentes contrabaixistas brasileiros (cada qual em um Estado/Região) num debate informal sobre o cenário artístico atual, seus pontos favoráveis, suas armadilhas e problemas, além de uma visão geral de cada um sobre a interatividade da música no mundo virtual.
Jorge Pescara o músico nascido em Santo André SP, estudou baixo elétrico com Cláudio Bertrami, Gê Cortez e Arthur Maia, é autor de diversos métodos e livros para baixo elétrico, além de um video aula e 3 discos solo. Gravou e tocou com Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Luiz Bonfá, Paulo Moura, Eumir Deodato, J.R. Bertrami, Celso Fonseca, Mario Castro Neves, Lord K, João Palma, Laura Finocchiaro, Arthur Maia, o guitarrista japonês Mamoru Morishita, os compositores portugueses Fernando Girão e Paco Bandeira, a banda progmetal norte-americana The Unified One, além de diversos outros. Integrou as bandas ZERØ, Dialeto e JSR All Stars. Atualmente faz parte do Victor Biglione Power Trio, lidera sua banda prog Pescara Knight Prog Trio, os duos Laranja Boreal e Atacama Duo junto com a multiinstrumentista Renata Puntel.
21:00
Produção online – A nova revolução no mundo da música
Apresentação das novas propostas de produção musical adotadas por produtores musicais durante a pandemia, na qual conseguem manter um otimk resultado profissional, de qualidade mercadológica competitiva, porém através de recursos domésticos como computador e interface e/ou apenas o celular, realizando a direção artística de seus artistas de forma remota. Os participantes serão: Digão (produtor Musikorama), Jadna Alana (cantora e escritora), Nenê Altro (vocalista Dance Of Days) e Cacique (vocalista e guitarrista Piratas Siderais).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
21:30
O mercado da sincronização musical e os músicos independentes
Abordaremos o Mercado da Sincronização Musical: um mercado em crescimento no Brasil, mas não tão conhecido entre os músicos independentes.
Bruno Sant’Anna é músico, compositor e produtor musical. É um dos nomes de maior atuação no mercado de Sincronização Musical, com trabalhos licenciados dentro e fora do Brasil para marcas como ESPN, Discovery, Globo, NBA, MTV, Teletón, TNT, Fox entre outras.
Debate com renomados professores da área de música antiga demonstrando os diversos tipos de violas que existiram ao longo dos séculos XVI a XIX.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
12:00
Processo de Gravação, da Captação à Masterização! (Capítulo 4 – MASTERIZAÇÃO)
Websérie com grandes especialistas em cada uma das 4 principais áreas de gravação de músicas e produção musical.
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Dicas pra estudantes de viola caipira
Seleção de várias dicas pra estudantes de Viola Caipira sobre como e o que estudar, por onde começar. Resumo dos pontos principais adquiridos ao longo de 24 anos ensinando Música.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
15:00
Entrevista com Ricardo Moreira
Entrevistamos Ricardo Moreira que atualmente é A&R e Produtor Musical – DeusaMúsica além de ter tido passagens por grandes gravadoras e ter trabalhado com grandes nome da música brasileira.
Ricardo é um profissional reconhecido do mercado musical no Brasil. Já trabalhou como Pesquisador de conteúdo musical utilizado em séries e programas para identificação de fonogramas e informações editoriais para o Canal Viva e foi fundador ao lado de Adriano De Martini da primeira webradio brasileira profissional de MPB. Ricardo também foi um dos escritores escolhidos para, entre os discos selecionados, apreciar em texto o controvertido disco de Caetano Veloso, “Araçá azul” para o livro da Editora Sonora. Também trabalhou como Consultor de A&R e catálogo idealizando e produzindo títulos a partir do catálogo, na Universal Music foi USM Senior Manager respondendo pela criação dos projetos e produtos de catálogo da gravadora e suas respectivas ações de marketing.
16:00
Seria o Grunge, o retorno do rock?
Discussão e análise sobre o crescente movimento inspirado nós anos 90 que tem encabeçado o levante do rock no Brasil e diversos outros países. Participantes: Digaø, Igor Casanova (Piratas Siderais), Dani Buarque (The Mönic) e Karen Dió (Violet Soda).
Produtor e Diretor Artístico, músico, compositor e escritor. Fundador do selo Musikorama Music Records, foi licenciante de novos artistas para importantes majors, tais como Universal Music, Som Livre e Vevo.
16:30
Discovering CrossLite+ software interface & fundamentals
Based on some examples (simple 2 ways filtering process & simple end-fire subwoofer arrangement) I will talk about CrossLite+ major features, time and phase alignment, advanced filtering techniques. I will present the SPL calibration & acquisition processes.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
16:47
Gestão de carreira do empreendedor cultural
O Fórum de Produtores Culturais e TREINAM dialogam sobre a gestão de carreira do empreendedor cultural no Brasil atual.
A Gestão de Carreira tem dois significados: a definição em sí, que é o planejamento da sua projeção profissional e a gestão DA carreira, que precisamos dar de um A até o ponto Z. É a gestão DE carreira e a DA carreira e perceba que falamos de A a Z e não A a B? É que é muito provável que a gente percorra o alfabeto inteiro!
Como quem corre uma maratona, não da pra gastar toda a nossa energia e todos os nossos recursos só na hora da largada. Há um longo caminho pela frente e nunca perdemos esse objetivo de vista.
Vamos falar sobre isso e muito mais nesta palestra Gestão de carreira do empreendedor cultural na Conecta+ Música e Mercado. Imperdível!
Gestora Cultural
Gestora Cultural premiada pelo FAC-DF, especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing, é a curadora do Fórum de Produtores Culturais, que promove há seis anos encontros formativos gratuitos.
Aryane Sanchez
Gestora Cultural
17:00
Prática em conjunto
Nesta aula nós iremos rearranjar um clássico do rock, Born To Be Wild, iremos dar dicas para bandas que querem criar arranjos mais autênticos em suas apresentações.
Os instrutores do Cifra Club possuem ampla vivência em diversas frentes do cenário musical. No Cifra Club todos desempenham o papel de ‘produtores de conteúdo’, criando diariamente há vários anos, conteúdos que ajudam milhares de pessoas em todo o mundo a tocarem um instrumento.
Vinicius Dias, Caíco, João de Paula e Naldão
17:30
Inicialização Artística
Para os artistas e produtores que estão em início de carreira, precisam entender os passos que precisam percorrer para alcançar melhores objetivos. Apresentando assim o método COLMEIA para levantar todos os pontos que uma carreira artística deve realizar e a ordem dessas atividades.
Empresária na Colmeia Produtiva e BMX Eventos
Francine Almeida é Publicitária e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing na ESPM. É empresária e produtora com mais de 20 anos de experiência. Já trabalhou com artistas como Marcelo D2, Pitty, Luiz Melodia, Tiago Iorc e Anavitória. Tem passagens nas gravadoras Sony Music e Universal Music. Atualmente sócia da BMX Eventos e uma das idealizadoras da Colmeia Produtiva.
Francine Almeida
Empresária na Colmeia Produtiva e BMX Eventos
18:00
Intérprete e Músico, existe diferença legal?
Trata-se de um debate sobre a forma com que a legislação trata os chamados artistas intérpretes ou executantes, as confusões decorrentes de uma suposta diferença entre os dois termos, suas consequências práticas e a conclusão decorrente da análise da legislação brasileira e internacional.
Rodrigo Kuster: Músico e produtor musical de centenas de fonogramas e remixes oficiais de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, estudou Engenharia de Gravação no Full Sail (EUA), Direito (UNESA) e fez MBA em Gestão de Negócios (ESPM). É também professor, escritor, manager de carreiras artísticas e consultor jurídico do setor do entretenimento.”
18:30
A importância da identidade visual no instagram
O conhecimento dos recursos e possibilidades do Instagram está se tornando um tema cada vez mais importante. Nessa aula ensino você músico a como caprichar na hora de fazer a identidade visual do seu instagram, pois saber lidar com as mídias sociais abre novas oportunidades através da internet.
Ellen War – Ellen Fabiani Souza da Silva é baterista há mais de 15 anos. Ensina músicos a transformar seguidores em clientes através do Marketing Digital a partir das mídias sociais.
19:30
As relações entre arquitetura, design e música.
A partir de um bate papo divertido entre um produtor musical, dois arquitetos, um designer, todos músicos diga-se de passagem, percebeu-se a intima relação entre Design e Música. Dessa forma resolveu elencar uma série de tópicos que foram debatidos nesse webinar.
Marcelo Teixeira (Batera), Arquiteto, Designer, Professor e Diretor do Studio Marcelo Teixeira.
20:00
Música, criatividade e tecnologia na atualidade por Thor Moura da Sling Musical
Vivemos uma onda de inovações tecnológicas e digitalização de processos que estão transformando a maneira como fazemos negócios, criamos, produzimos, consumimos e distribuimos música. Olharemos para esse contexto para entender como isso impacta nossas vidas e o que está por vir nos próximos anos.
Thor Moura é músico, empreendedor e educador. Trabalha como líder executivo da startup Sling Musical, baixista das bandas Bolero Freak e Mano Unica e palestrante em festivais de inovação, criatividade e tecnologia como Hacktown, Campus Party, Formemus e Feira da Música.
21:00
Entrevista com Márcio Zaganin, Masterbuilder da Tagima
Nesse bate papo descontraido Marcio zaganin faz um diagnostico preciso do moemento que vivemos para podermos especular o que vem por ai no futuro.
Fundador e diretor da Barramusic instrumentos musicais e da Barramusic Tv, canal do youtube.
11:00
Junior da Violla entrevista com João Paulo Amaral
Entrevista com o professor e pesquisador de viola João Paulo Amaral sobre o ensino da viola no Brasil.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Conversa com três profissionais da área de áudio que há anos vem conhecendo e desenvolvendo técnicas de áudio imersivo.
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:00
Rodrigo Ratto da Ditto Music Brasil
Atualidade das distribuidoras digitais em tempo de pandemia.
Produtor musical em Da Chance Music desde 1999 radicou-se em Brasil desde 2013 conectando diferentes atores da indústria musical. Music Advisor Conecta+ Música & Mercado.
15:30
Sotaques da Sanfona
Adriana Sanchez recebe 3 grandes artistas : Targino Gondim do Nordeste, Luiz Carlos Borges do Sul e Marcelo Voninho da região Centro Oeste. Juntos vão apresentar os diversos sotaques da sanfona no Brasil e falar sobre processo criativo, composição, carreira e a força do acordeon na atualidade.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
17:00
O que todo músico deveria saber ao contratar uma assessoria de imprensa
Palestra busca esclarecer a realidade do trabalho do assessor de comunicação /imprensa para bandas e, assim, gerenciar expectativa dos artistas sobre o que esperar e cobrar desse serviço. Conteúdo altamente recomendado para artista independente e midstream.
Isis Correia é jornalista. Foi repórter em diversas publicações e, há 7 anos, migrou para o mercado da música como assessora de comunicação à frente da Agência 1a1.
17:30
Fingerstyle -Técnicas e Acessórios
Workshop sobre fingerstyle com o instrutor Gustavo Fofão, abordando os seguintes temas (Ligados, Sonoridade com Dedos/Palheta/Dedeira, Melhorando o seu som. Dinâmica e Ritmo, Travis Picking, Afinações alternativas, Capotraste, Tipos de Palheta e Dedeiras)
Músico e instrutor do Cifra Club há mais de 10 anos, Gustavo Fofão é um reconhecido multi instrumentista no cenário nacional.
18:30
Oganilu – O caminho do Alabê
A palestra disserta sobre a musicalidade, a ,música e a profissão do Ogan Alabê, músico que atua nas religiões afrodescendentes e que é importante influência na música brasileira num todo.
Multiartista da música há mais de 40 anos. Formado em música popular e mestrando em Etnomusicologia pela USP. 7 albuns gravados. Se apresentou em festivais e teatros por 4 continentes. Europa, Ásia, África e Américas.
19:30
Os 6 pilares da carreira do artista
O Conteúdo apresentado é parte da metodologia de trabalho criada pelo Bruno “Panda”, chamada “Construindo o Artista”. Nele, Panda traça um paralelo entre a construção da carreira do artista e a construção de um prédio, onde nenhuma etapa pode ser “pulada”, para que “o todo” seja construído de forma sólida, tornando possível suportar as adversidades e superar os obstáculos existentes na caminhada, de forma objetiva, economizando tempo, energia e dinheiro.
Assim como é na construção de todo prédio, existem os “pilares de sustentação”, que são necessários desde a “fundação” dessa construção até o topo e é sobre esses pilares que o Bruno “Panda” fala nos vídeos.
Com mais de 12 anos de experiência no mercado da música, ajudo artistas da a construírem e gerirem suas carreiras.
20:00
Acústica em estúdios. Por onde começar?
Pensar na acústica do ambiente depois de comprar todos os equipamentos e realizar a instalação realmente funciona? A Acústica é o último elemento em uma cadeia de reprodução e é um dos elementos com a maior capacidade de influenciar em todo o processo. Mas o que fazer para ter bons resultados com custos baixos? Com decisões corretas e fundamentos simples, você pode ter um ambiente que explore o seu potencial em vez de diminui-lo. E tudo que você precisa fazer é participar desse encontro!
CEO da Concepção Acústica, engenheiro, consultor de acústica e um eterno apaixonado pela acústica.
20:00
Yamandu Costa: processo de criativo, escolha de repertório e rotina
Nesta entrevista, Yamandu Costa explica como compõe, visões sobre processo criativo, como ele escolhe seu repertório e prepara os shows. Uma entrevista excusiva para o Conecta+ Música & Mercado. Imperdível!
Violonista e compositor
Yamandu Costa é um violonista e compositor brasileiro. Adepto do violão de sete cordas modelo brasileiro, é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais especializadas e de emocionar o grande publico aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe é apenas um reflexo do que ele leva ao seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e transformando-se quase milagrosamente. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.
Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Monte Carlo, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, EUA, Canadá, Austrália, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Grécia, Macedônia, República Tcheca, Israel, Chipre, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, La Reunion, Emirados Árabes, Kuwait, Tunísia, Iran, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, México, Paraguai e Costa Rica.
Apresentou-se e compôs com renomados artistas como: Bob McFerrin, Melody Gardot, Richard Galliano, Vincent Peirani, Anat Cohen, Daniel Mille, Sylvain Luc, Alfredo Rodriguez, Antonio Zambujo, Pepe Romero, Juan Falú, Luis Salinas, Richard Scofano, Elodie Bouny, Pedro Jóia, Carlos Nuñez, Doug de Vries, Gerardo Núñez, Vladimir Sumin, Vladimir Markushevich, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Djavan, Hermeto Pascoal, Toquinho, Jõao Bosco, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Toquinho, João Bosco, Armandinho Macedo, Elba Ramalho, Mario Adnet, Robertinho Silva, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil, Alexis Cadenas & Recoveco, Alessandro Penezzi, Ricardo Herz, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Mestrinho, Rudi Flores, Luis Carlos Borges e Alegre Côrrea.
Em 2018, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solista, com o álbum Quebranto, com o violonista Alessandro Penezzi e gravou com o mesmo violonista o programa especial Sounds of Brazil para a TV NHK, do Japão. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino, de Melhor Álbum Instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, e Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes).
Yamandu Costa
Violonista e compositor
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
Daniel Neves é curador e diretor da Conecta+ Música & Mercado, evento voltado aos criativos da música e suas marcas e da Música & Mercado, publicação de negócios do mercado.
Neves também foi eleito presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música -, entidade que representa o setor de áudio e instrumentos musicais e do Conselho da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
Daniel Neves
Diretor e Curador da Conecta+ Música & Mercado
20:30
Panorama e tendências da cena Reggae no Brasil
Painel formado por grandes e atuantes nomes da cena reggae nacional, um panomara sobre passado, presente e o futuro da cena.
Marcelo Mira é vocalista da banda brasiliense Alma Djem, com mais de 20 anos de estrada.
21:00
Produção Musical, Executiva e Fonográfica
Abordagem com a proposta de informar músicos e produtores musicais sobre os procedimentos que envolvem a produção musical, executiva e fonográfica – procedimentos esses que na atualidade deverão ser realizados por produtores musicais e músicos, uma vez que são eles os proprietários de suas obras.
Sallaberry é baterista e produtor musical. Tem lançado nove álbuns autorais em parceria com músicos de renome mundial como Dennis Chambers e Billy Cobham. Desenvolveu o recurso de gravação a distância E-REC. Ao longo de 40 anos de carreira, tem livros publicados e participação em inúmeros projetos musicais como produtor e realizador. Reside nos Estados Unidos – Flórida.
21:30
As lendas do Jazz Brasileiro
Dney Bitencourt irá mediar um debate construtivo sobre as lendas do jazz brasileiro, ao lado de renomados músicos da atualidade que tem contribuído com o fomento e a evolução desse gênero, representando lindamente nossa música brasileira pelo mundo afora. Filó Machado, Djalma Lima e Thiago do Espirito Santo. Falaremos sobre (referências, influências, composições e carreira).
Músico, Compositor, Educador Musical, Produtor Musical
Um guitarrista excepcional, com um swing maravilhoso e som quente de guitarra, um compositor único de originalidade e maturidade que transita em diversos idiomas musicais.
Com fortes Influências de George Benson e timbres brasileiros, Dney Bitencourt vem se destacando no cenário do jazz. O Jazz é pop, o jazz é samba, o jazz é funk, o jazz é hip hop, o jazz é para todos!
A nova promessa do smooth jazz brasileiro [citado por KBCS 91.3fm] Ganhador do Prêmio Melhor Música Instrumental da 32° FAMPOP com a música “Sambando no Groove”, onde o patrono do festival dessa edição era a estrela da música popular brasileira, Alceu Valença.
No jazz de Dney Bitencourt além da Improvisação espontânea em seus solos, o músico inova seu estilo com a mistura do scat vocal, o swing e sotaque brasileiro.
Dney Bitencourt
Músico, Compositor, Educador Musical, Produtor Musical
10:00
Viola nosso patrimônio por João Araújo
Live com reflexões sobre Reconhecimento Oficial de Patrimônios Culturais Imateriais usando o exemplo da viola – declarada Patrimônio de Minas Gerais em 2018.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Palestra sobre o cenário atual da viola caipira e apontamentos para o futuro.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
13:30
Vendendo na música, entender seu cliente é a chave do futuro
Entender por quê é tão importante conhecer seu cliente para poder oferecer um produto/serviço melhor e crescer em um mundo tão competitivo
Especialista no mercado de áudio
Criativo na música, passou por todos os setores na cadeia de tecnologia musical (AVID). Gestor comercial há mais de 20 anos no mercado de áudio profissional, atuando em grandes empresas do setor, sempre desenvolvendo novos produtos e mercados além da ampliação de market share.
Astor Silva
Especialista no mercado de áudio
14:30
O ensino de música nas escolas e a importância da formação do educador musical
Um panorama sobre a educação musical no Brasil. Depois falamos do ensino de música nos 3 segmentos da educação básica. E finalizamos com incentivo aos músicos fazerem uma licenciatura, e aos licenciados, fazerem uma especialização para melhor encarar o mercado.
Moisés Pedro: Músico e Educador Musical, conselheiro da OMB/RJ, membro associado ao FLADEM Brasil, presidente da Cooperativa UNIJAZZ Brasil, coordenador e professor do Projeto Social Transformando Sonhos, e comunicador na Rádio Pop Rio FM 98,7.
15:00
A poesia e o Hip Hop como ferramentas para a ampliação do senso crítico de alunos da periferia de São Paulo
O painel tem como centro o livro-disco lançado pela banda Asfixia Social, ilustrado por mais de 1.000 alunos da rede pública de São Paulo, em que, por meio da música e do Hip Hop, o foram desenvolvidas poesias e a ilustração coletiva do livro. Promovido entre Kaneda (Asfixia Social), Adriana de Barros (Terra), os professores Felipe Yanez e Cláudia Duarte, e o aluno Gustavo Santos (Vozes Poéticas), a conversa compreende o universo da música e poesia dentro do ambiente educacional, a função social que cumpre a arte, e reflexões acerca de novos campos de atuação para o artista além dos palcos.
MC e trompetista da banda Asfixia Social, ativista e arte-educador, autor do livro “Sistema de Soma: A Quebrada Constrói”.
15:30
Vendas para músicos, produtores e empresários (Episódio 1)
“Que prazer compartilhar com vocês a minha primeira série falando sobre vendas para músicos (as), produtores e empresários(as).”
Há 14 anos faz a gestão da carreira do músico e apresentador Yassir Chediak e cria projetos musicais com diversos outros artistas para marcas como: Rede Globo, Canal Rural, Prefeitura de São Paulo, SESCOOP e SESC.
16:30
Mixagem in the box e a musicalidade na mix
Mostraremos algumas técnicas e cuidados para preservar a musicalidade na mixagem musical in the box.
Proprietário da Prostudios
Proprietário da Prostudios gravações musicais no inicio dos anos 2000 em Teresina onde foram gravados grandes artistas e bandas do Piauí, trabalhei em várias rádios FMs inclusive no estado do Ceará, também no DSN estúdio e Extreme studios aqui em São Paulo.
Marlon Porto
Proprietário da Prostudios
17:30
How to prepare when you don’t own the equipment?
When it comes to sound system calibration, there’s never enough time. In this hands-on workshop Nathan will walk you through how he prepares for every event with only a laptop and an audio analyzer.
Áudio profissional é coisa de família por aqui.
18:00
Marco Chomen da CD Baby Brasil
Atualidade das distribuidoras digitais em tempo de pandemia.
Produtor musical em Da Chance Music desde 1999 radicou-se em Brasil desde 2013 conectando diferentes atores da indústria musical. Music Advisor Conecta+ Música & Mercado.
18:30
Abertura Modal – Reorganização dos Modos Gregorianos através da sonoridade
Esse assunto tem utilidade para todos músicos e instrumentos, é a maneira que podemos explorar os modos de forma musical e não mecânica. Extremamente útil para se compor trilhas, musicas e outras idéias.
Guitarrista, artista instrumental e multimídia, produtor e compositor, já esta no mercado musical desde o começo dos anos 80 e é graduado pelo GIT de Los Angeles. Também atua na area de produção musical com vários eventos.
19:00
Arranjo criativos em rede no Nordeste, o case AMUNE
Roda de conversa com os líderes da AMUNE – Ação musical Nordeste Edu ASAF (CE), Gerson Silva (BA), Marcos Alouchard (PE) e Vinaa (MA) sobre a forma de organização, mobilização e suporte para projeção da música nordestina em tempos de pandemia.
Cantor, compositor, produtor cultural, consultor em gestão cultural e pesquisador.
20:00
Bate-papo entre profissionais do mercado fonográfico brasileiro e da cena Rock no Brasil
Este painel é um bate-papo entre amigos e profissionais do mercado de música, lançamentos e produção musical que traz a visão e o dia-a-dia de cada um dos participantes.
Produtor musical, engenheiro de som e baterista da banda Malta.
20:30
Sertanejo, do Processo de criação ao mercado
Comunicação e assessoria de imprensa.
Jornalista, assessora de imprensa, empreendedora, especialista em estratégias de comunicação, branding, lançamentos de marcas, marketing estratégico, gestão de comunicação, gestão de carreira artística, operações de imprensa de eventos nacionais e internacionais.
21:00
Como produzir conteúdos para Redes Sociais, mesmo que você não esteja fazendo show
Produzir conteúdos em fotos, vídeos, stories, lives e outros formatos é um desafio para artistas em todas as fases de suas carreiras, ainda mais na época sem precedentes que passamos atualmente onde não há shows.
Esta palestra pretende mostrar como ter ideias para produzir conteúdos relevantes que geram conexões com seus fãs, aumentam seu alcance e engajamento nas Redes Sociais e ajudem a divulgar sua música.
Diogo O’Band, fundador da NOMMAD Media. Consultor de Music Marketing, Empreendedor, Palestrante, colunista das Revistas Eletro Vibez e World of Raves.
10:00
Viola brasileira por Letícia Leal
A viola caipira vem passando no decorrer dos anos por inúmeras variações técnicas devido aos novos repertórios e composições dos músicos que a ela se dedicam. Letícia Leal demonstrará as principais mudanças e formas de pensar o instrumento para quem quer se aventurar por uma viola mais moderna.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
12:00
3 Pensamentos para uma boa estratégia de rentabilidade na música
Uma abordagem sobre as ferramentas digitais onde o músico independente encontra alternativas inovadoras para geração de renda e capacitação. A palestra também abordará as melhores técnicas, experiências realizadas de outros músicos e práticas para utilização das ferramentas como forma de evolução da carreira musical.
Músico e empreendedor com 20 anos de carreira. Gestor de mais 200 turnês nacionais e internacionais por 20 países. Músico do projeto internacional premiado Duo Finlandia. CEO da empresa 2DLpro, criadora do HUB de gestão musical: dalegig.com.
14:00
Dicas de luthieria em Instrumentos de Sopro
João Cuca criador da Ébano Music conduz esse workshop com dicas e truques de luthieria para manter a saúde do seu instrumento durante essa pandemia. Como convidado Cuca recebe Diego Lisboa, ex-membro da Jazz Sinfônica de São Paulo.
Musico formado pela USP, tocou oboé nas orquestras municipal e estadual de SãoPaulo até 1981, cursou manutenção especializada em instrumentos de sopro na Dallas Bocal Co. EUA. Em 1983 fundou a Ébanomusic reconhecida no Brasil como excelência em restauração dos instrumentos de sopro.
14:30
Oficina de bateria Hi-Hat Girls – Primeiros passos
Nesta aula irei abordar como estudar rudimentos de forma eficiente, com metrônomo e técnica, além de como tocá-los em outros tambores e aplicar em músicas.
Pós graduada em música
Pós graduada em música com especialização em rock, baterista da banda Funmilayo Afrobeat Orquetra, também toca no Bloco AfroAfirmativo Ilu Inã e Bloco Rua Beat, além de acompanhar diversos projetos e dar aulas de bateria.
Priscila Hilário
Pós graduada em música
15:00
Da platéia ao bastidor
Um giro pela minha trajetória profissional com um olhar maduro e mais empático. Ciente de que eventos são feitos de pessoas para pessoas.
Produtora de eventos e palestrante
Dani Martins é produtora de eventos e palestrante. Trabalha no mercado de eventos há 20 anos e há sete anos ministra cursos por todo o Brasil. Atualmente, com a adaptação do mercado, já atua com produções online e ministra um curso sobre produções deste tipo.
Dani Martins
Produtora de eventos e palestrante
15:30
Os baterias de METAL durante a pandemia
O que estes bateras estiveram fazendo durante 2020 e o que consideram ser o futuro da bateria heavy metal em 2021.
Gilson Naspolini é baterista, educador, produtor musical e criador de conteúdo digital. Foi Finalista do 1º Odery & Modern Drummer Festival 2007″; premiado como “Melhor Instrumentista”, 2º Festival da Música e Integração Catarinense em 2008. Atualmente toca com as bandas As The Palaces Burn, O Mundo Analógico, e Stage Of Matter, além de Three Snow Dogs (Rush Tribute).
16:00
Como é feita uma vídeoaula no Cifra Club
Neste vídeo vamos mostrar um pouco o dia-a-dia de um instrutor do Cifra Club, desde o momento que uma música é escolhida para videoaula até o momento da gravação.
Leo Eymard, mineiro de Belo Horizonte, teve seu primeiro contato com a música aos cinco anos, quando começou a aprender piano. Graduado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou de vários cursos com importantes nomes da música, como André Mehmari, Cristóvão Bastos, Alessandro Penezzi e Rogério Caetano. O músico atuou como produtor musical, arranjador e instrumentista do espetáculo “Cantos e Andanças”, e das aulas show “Na Carreira” e “Um dia me contou esse andarilho”, excursionando por diversas cidades brasileiras e da América Latina. Em 2012, Leo Eymard se apresentou no Savassi Festival e no Projeto Pizindin, este último, interpretando composições de Yamandu Costa. Neste mesmo ano, foi vencedor do concurso de viola do programa Terra de Minas, da rede Globo Minas. Recentemente, venceu o XIII Prêmio BDMG Instrumental, um dos mais importantes e conceituados país. Seu nome tem sido divulgado por meio do seu trabalho, como instrutor de música, no site Cifra Club. Atualmente, o violonista está se preparando para a gravação de um álbum com composições e arranjos instrumentais de sua autoria.
16:30
Como criar um curso de música online
No Painel, Wagner Barbosa, João Tostes e Nathy Faria discutem os principais pilares na idealização e construção de um curso de música online de sucesso.
Nathy Faria é artista, empreendedora, mestre em Economia Criativa e Gestão Cultural pela URJC Madrid e mestre em direção de Marketing Digital pela Universidad Europea Miguel de Cervantes. Atua como consultora de music business, desde 2014 e de lá pra cá já trabalhou diretamente com mais de 300 artistas no planejamento de marketing, consultorias e mentorias.
18:00
Masterização ITB e seus segredos por Marlon Porto
Mostraremos os processos de masterização musical in the box atualizados e de forma mais prática.
Proprietário da Prostudios
Proprietário da Prostudios gravações musicais no inicio dos anos 2000 em Teresina onde foram gravados grandes artistas e bandas do Piauí, trabalhei em várias rádios FMs inclusive no estado do Ceará, também no DSN estúdio e Extreme studios aqui em São Paulo.
Marlon Porto
Proprietário da Prostudios
18:30
Vendas para músicos, produtores e empresários (Episódio 2)
“Que prazer compartilhar com vocês a minha primeira série falando sobre vendas para músicos (as), produtores e empresários(as).”
Há 14 anos faz a gestão da carreira do músico e apresentador Yassir Chediak e cria projetos musicais com diversos outros artistas para marcas como: Rede Globo, Canal Rural, Prefeitura de São Paulo, SESCOOP e SESC.
19:00
A transformação dramática e expressiva na música
Por meio da transformação e alteração da harmonia, desenvolver aspectos dramáticos e expressivos de uma composição musical. O conceito novo da manipulação da Tritonização Quadrifacial da Tônica, te levará a obter um material mais dramático e expressivo da composição musical.
Maestro e mestre em Semiótica pela PUC/SP
Vitta, mestre em Semiótica pela PUC/SP, pós-graduado em PNL pela SBEC e Bacharel em Composição. Maestro do Festival Eleazar de Carvalho e Fundador da Escola Digital Internacional de Arte e Música Studio Vitta.
Rodrigo Vitta
Maestro e mestre em Semiótica pela PUC/SP
19:30
A viola de 12 cordas. As 6 ordens de uma ilustre desconhecida por Junior da Violla
Live com o violeiro Junior da Violla falando sobre as violas de 12 cordas, sua origem, suas características e suas aplicações nos dias atuais.
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
Curador da área de viola da Conecta+ Música & Mercado, professor, pesquisar e concertista de viola, bacharel em música pela FAAM, estudante de música antiga pela EMESP, endorser das violas Rozini e cordas Giannini. Ganhador do Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013.
Junior da Violla
Curador de viola da Conecta+ Música & Mercado
20:00
Mulheres no Acordeon
Adriana Sanchez recebe 3 sanfoneiras: Thais Andrade, Cassia Abreu e Cimara Fróis para falar da atuação da mulher no Mercado da Música, os desafios, superações e a contribuição para fortalecer a presença feminina.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez, além da sua prestigiada carreira solo presença constante da TV, é uma das Orquídeas de Itamar Assumpção e fundadora e líder da banda feminina Barra da Saia que teve Hebe Camargo como porta voz. É jurada do Reality Musical da TV Aparecida.
Endorsee Hoher Music, Weltmeister Akkordeon , Lanikai Ukuleles, Rozini, MeeAudio e Tecniforte.
20:30
Estratégias de lançamento para o mercado da música independente
Este painel analisa o mercado da música independente, abordando estratégias e melhores práticas para os lançamentos nas plataformas.
Douglas Lopes é um artista da nova geração capixaba que tem conquistado relevante espaço no cenário da música popular brasileira. Em carreira solo desde 2016, o artista exercita uma incrível sensibilidade ao abordar de forma simples e ao mesmo tempo impactante, as temáticas sociais que defende e acredita.
Select date to see events.